Bio:
Eric Patrick Clapton nasceu dia 30 de março de 1945 em Ripley, é um guitarrista, cantor e compositor britânico, apelidado de Slowhand e é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.
Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, ele manteve sempre a sua ligação forte aos Blues.
Eric viveu e foi criado em casa dos seus avós acreditando que estes eram seus pais e que a sua mãe era a sua irmã. Descobrio a verdade aos 9 anos o que o marcou bastante fazendo-o ficar tímido, solitário e distante de sua família.
Recebeu a sua primeira guitarra aos 13 como prenda da sua avó e apesar da dificuldade que teve em aprender a tocar,o que o fez quase desistir, acabou por se esforçar em aprender Blues.
Foi convidado pelo guitarrista Tom McGuiness para formar sua primeira banda, o “The Roosters” mais tarde juntou-se aos “The Engineers”, mas também não foi muito longe.
O reconhecimento de Clapton só começou quando entrou no “Yardbirds”, banda inglesa de grande influência que teve o mérito de reunir três dos maiores guitarristas de todos os tempos na sua formação original: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page( Fundadores dos Led Zeppelin) . Apesar do sucesso que o grupo fazia, Clapton não admitia abandonar o Blues e, na sua opinião, o Yardbirds estava a seguir uma direcção muito pop. Abandonou o grupo e teve algum tempo instável a entrar e a sair de vários grupos.
Com o final da sua ultima Banda (cream) clapton começou a aparecer apenas em algumas participações especiais como por exemplo com os ''Beatles''
O inicio da década de 70 foi a pior para clapton problemas pessoais e conflitos emocionais levaram Clapton a uma difícil fase de vício em heroína durante alguns anos. A volta ocorreu em 1974 com a inesperada "I Shot The Sheriff", um reggae. Clapton foi o responsável pelo lançamento para os palcos mundiais de Bob Marley. A boa fase musical rendeu também o clássico "Cocaine" em 1978. Durante a década de 80 a aceitação por parte do público foi crescente.
Em 1992 ironicamente alcançou o maior sucesso de sua carreira com a música "Tears In Heaven", dedicada ao filho morto aos quatro anos ao cair da janela do apartamento da namorada de Clapton. O disco acústico contendo a música e regravações de outros clássicos foi um sucesso absoluto e ganhou dezenas de prémios, inclusive seis Grammys.
Clapton continua a fazer aparições e espectáculos até hoje, quando necessário leiloa as suas guitarras para doar os fundos a clínicas de reabilitação
(Tirado do Wikipedia, LastFM, whiplash)
Comentário pessoal:
Para mim um dos mais perfeitos guitarristas da história, Toca com enorme técnica além de ter um estilo inconfundível, Sem duvida um Ídolo.
Músicas:
Tears in heaven
Layla
Cocaine
I Shot the Sheriff
Espero que tenham gostado e que comentem.
Até á próxima com Steve Vai.
:)
domingo, 30 de maio de 2010
Eric clapton
Para começar vou falar de um dos meus guitarristas preferidos Eric Clapton.
Isto vai começar :D
Neste blog vou falar sobre alguns dos melhores guitarristas de todos os tempos, nomes tao grandes e conhecidos como: Steve Vai, Van Halen, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Mark Knopfler e muitos outros. Caso queiram falar de algum guitarrista que gostem digam.
Espero que gostem
:)
Espero que gostem
:)
Subscrever:
Mensagens (Atom)