
Steve Vai nasceu no dia 6 de junho de 1960 em Long Island, no estado americano de Nova Iorque. Começou a ter aulas de guitarra com 12 anos de idade e seu primeiro professor foi ninguém menos que Joe Satriani. Alguns anos depois, o guitarrista seguiria os mesmos passos de seu mestre, formando-se na famosa Berklee School Of Music.
Aos 19 anos, Vai mudou-se para Los Angeles onde, após transcrever músicas complicadíssimas de Frank Zappa para partitura, convenceu o músico a contratá-lo em sua banda. Gravou seu primeiro disco solo "Flex-Able Leftovers" em 1984, chamando atenção das bandas e guitarristas em geral. Em 1985 entrou no Alcatrazz, substituindo outra lenda das seis cordas: o sueco Yngwie Malmsteen.
No ano seguinte, David Lee Roth, que havia deixado o Van Halen, convida Vai para tocar em sua banda solo. O vocalista já era bastante famoso o que proporcionou enorme crescimento na carreira do músico, realizando grandes turnês e lançando dois discos: "Eat' Em Smile", em 1986 e "Skycraper" em 1988.

Em 1989, o guitarrista do Whitesnake, Vivian Campbell, sofre um acidente que o impossibilita de entrar em estúdio. "Slip Of The Tongue", o próximo álbum do grupo, é então gravado por Steve Vai. O guitarrista ainda tocou com a banda na turnê de divulgação do disco, que foi considerado pelos fãs, um dos melhores do grupo.
De volta pra casa, Vai começa a trabalhar no seu segundo disco solo e, em 1990, é lança "Passion And Warfare". O álbum foi aclamado mundialmente, elevando o guitarrista ao status de "deus da guitarra". A faixa "For The Love of God", em especial, impressionou a todos, alternando com perfeição a técnica, velocidade e feeling.
Mesmo após todo esse sucesso, Vai resolve inovar e em 1993, gravou "Sex & Religion" com o vocalista Devin Townsend. O disco não foi um grande sucesso e o guitarrista volta às origens, com músicas instrumentais nos trabalhos seguintes, que foram: "Alien Love Secrets", de 1995, "Fire Garden", de 1996.
Ainda em 96, Steve Vai entra no projeto "G3", com seu antigo professor, o guitarrista Joe Satriani e Eric Johnson. Os shows consistiam em uma apresentação individual de cada um dos músicos e uma jam session entre os três, no fim da noite. A turnê foi registrada em 1997, com o lançamento do disco "G3:Live Concert".
Mais um disco solo, o "The Ultrazone", saiu em 1999 e no ano de 2000, é lançada a coletânea "The Seventh Song". Esse álbum é uma compilação de todas as sétimas faixas dos discos solo de Steve Vai, pois como ele mesmo disse, sempre reservou esse espaço para a canção de maior feeling, que passasse maior emoção ao ouvinte. O álbum ainda traz 3 faixas inéditas.
"Alive In a Ultra World" chega em 2001 e "The Elusive Light And Sound, Vol. 1" no ano seguinte. Em 2003, Vai volta a sair em turnê com o G3, desta vez, ao lado de Joe Satriani e Yngwie Malmsteen.
Curiosidades
-Steve Vai é o dono da Favored Nations, uma gravadora especializada na gravação e divulgação internacional de artistas.
-Steve é casado com Pia Maiocco, ex-baixista da banda feminina Vixen. Steve e Pia têm dois filhos, Julian Angel e Fire.
-Ele gravou os sons que seu filho Julian (então com 2 anos de idade) fazia e os imitou com a guitarra na música Ya-Yo Gakk, do álbum Alien Love Secrets.
-Em seu tempo livre, Steve gosta de apicultura, e regularmente produz um pote de mel a ser vendido na sua Make a Noise Foundation.
-Steve Vai é conhecido por ser bastante atencioso com os fãs; não raro, ele passa do horário em sessões de autógrafos, sempre com um sorriso no rosto junto aos que tiram fotografias ao lado dele. Ele também costuma ir cumprimentar os fãs que esperam do lado de fora antes de suas apresentações.
-A partir de sua turnê pela Europa em 2006, Steve iniciou o que chamou de "EVO Experience":dos poucos fãs que visitaram os bastidores com o próprio Steve,ele que os fas pegassem e tocassem em sua famosa guitarra "EVO".
-Steve Vai realizou uma cirurgia para retirar a pele que possui entre os dedos da mão esquerda. O intuito desta cirurgia é que ele pudesse esticar mais seus dedos para alcançar notas mais distantes.
-Após a morte de Michael Jackson, fez uma homenagem ao maior astro pop tocando uma versão da música Beat It, junto com o também guitarrista Andy Timmons.
Steve ajodou a criar e usa geralmente este modelo de guitarra:

(Retirado de wikipedia e Kiss Fm)
Músicas:
I Know You're Here
Tender Surrender
Reparem apenas na habilidade
Bad Horsie
Existem muitas mais musicas para alem destas, caso queiram ver mais passem pelo youtube e pesquisem por steve vai.
Ei!3 guitarras numa só que altamente!
ResponderEliminarSó pelo facto de ele ter sido ensinado pelo Satriani, já gosto mais dele:P
Qual vai ser o próximo?
Fico à espera ^^
Este blog é muito bacano, mas ainda não tem muitas coisas x)
ResponderEliminarEle é muito lindo, mas conheço uma pessoa que toca 5x melhor, por isso esquece ;)
ResponderEliminarDuvido...5x melhor que steve vai kkkkkk é risível essa afirmação
EliminarNinguém é melhor que Steve Vai, Ele é o Deus e ponto final nessa história de guitarra.
EliminarGosto bué deste blog...Xb
ResponderEliminarEu tambem sou fanatico por guitarra VAI AO MEU BLOG!!!!
ResponderEliminarGrande guitarrista, sim senhor :D
ResponderEliminarSteve Vai é o maior guitarrista de todos os tempos.
ResponderEliminarQuem conhece sabe disso...
Dizem muito que ele foi aluno do Satriani, mas esquecem do detalhe que isso foi quando eles eram adolescentes e o Satriani só tinha 1 ano de guitarra... (ele mesmo disse em entrevista no Brasil)
Ouçam Steve Vai tocando com David Lee Roth e em carreira solo...
Abraço a todos desde Rio de Janeiro, Brasil!